4 de março de 2013

Life Drawing


Nós temos aula de Life Drawing, uma vez por semana, e é a única aula que temos por 5 horas num dia só. É basicamente estudar a figura humana com um modelo pelado (rs). É uma aula díficil, frustrante, mas é absurdamente importante (tipo, demais). Eu já notei muita diferença dos meus desenhos das primeiras aulas/para agora.

Um dos motivos que eu nunca postei nada, é que a gente usa uns papéis muito grandes maiores que A1, e sempre dá uma preguiça de fotografar e tal (especialmente porque meu quarto é mto mini/iluminação ruim). E eu também tinha vergonha, porque afinal é o desenho tentando copiar o real não é mesmo.

 Tem aulas que a gente trabalha mais nos gestos, e poses super rápidas (para capturar o movimento), tem aulas que a gente trabalha em desenhos/pinturas super longas, onde tentamos estudar as proporções mais perfeitamente possível. A gente também usa vários materiais diferentes, nanquim, pastel,carvão, tinta acrílica, e tivemos até uma aula modelando com argila. É uma aula de super auto descoberta/experimentação.
Muda completamente o jeito que percebemos a figura no desenho, eu não tenho mais vontade nenhuma de usar foto como referência depois que descobri a diversão de ter um modelo.

A aula é avaliada, a partir dos nossos desenhos feitos em aula, e um sketchbook/diário onde temos que fazer alguns exercícios que a professora costuma pedir, e tudo mais que achamos relevante.

Bom como tive que fotografar para a próxima avaliação, decidi fazer um post




 Gestos, poses de 1 minuto

desenhos semi-cegos, com poses de 30 segundos.

estudo do movimento do braço, colorido maluko



Nanquim! não lembro a duração dessas poses, eram mais longas, com certeza , usando nanquim puro/dissolvido em água.

Pernas malhadas com pastel.

tanquinho rs. em pastel também

Estudo da cabeça com tinta acrílica, acho que 40min/1 hora.


Esses foram provavelmente da minha aula preferida. Eu adoro pintar, mas sempre acabo evitando por causa da bagunça (haha). Nós usamos a aula toda pra fazer essas pinturas (eles são tamanho A1), e nós tivemos a aula toda pra pintar (4 horas), e o fundo tem um tratamento com gesso.

E o modelo com argila. Usamos duas aulas pra fazer e ainda assim ficou super cagado, mas foi um exercício bem legal.

Eu gosto dessa aula porque ela tem muita base em Arte, e é legal ainda ter contato com isso. Além de ser muito importante para quase todas aulas de desenho etc.











3 comentários:

Jana disse...

curti muito <3 principalmente os desenhos com pastel :) não sou muito fã de desenhar essas coisas mas é excelente pra treinar.. as vezes é bom ter uma aula só disso pra te impulsionar haha

Tany. disse...

Nossa, tá bem bonita as da pintura. Sem contar que deve ser o tipo de aula que tua atenção é necessária do início ao fim, ou interessante o suficiente pra você viajar nesse tempo absurdo.

Dá pra ver que elas te ensinam muitas coisas em várias aulas e não mais do mesmo.

http://www.paleseptember.com

Natália Mazzilli disse...

Achei bonitos os seus desenhos, acho que eu nunca saberia copiar os corpos quando eles mudam de pose rapidamente. Mas é legal observar o corpo em movimento no papel, né?